1809. A Divisão Militar da Guarda Real de Polícia.

A polícia que não deu certo.

Diante da dificuldade de atender a contento as necessidades da recém criada Intendência Geral de Policia da Corte e do Estado do Brasil, foi instituída em 13 de maio de 1809, a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia. Inspirada no modelo Português, seria a força operacional do Intendente Viana em seu projeto higienista de segurança pública.
A Guarda Real de Polícia não vingou e teve vida curta; tanto que em 1813, Dom João VI, autorizou as câmaras a nomearem oficialmente os Capitães do Mato, e teve que recorrer a milicias de jagunços e Henriques; para dar conta das complexas e especificas demandas de segurança de uma sociedade escravista. 
Estruturada inicialmente com 218 integrantes para uma população de mais 60.000 habitantes, em 1818  a Guarda Real de Polícia tinha apenas 75 homens, e em 1831, devido a problemas de indisciplina, foi extinta. 
Curiosamente, a data de 13 de maio de 1809 é considerada o marco de fundação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que tem em seu brasão oficial uma coroa e a sigla GRP (Guarda Real de Polícia). A polícia que não deu certo.
Brasão da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Referencias à Guarda Real de Polícia.