1906 - A Missão Militar Francesa.

A missão militar francesa transformou a polícia paulista em uma potencia militar.
Parte da cultura de caserna brasileira é herança da Missão Militar Francesa contratada pelo governo paulista no inicio do seculo XX. A missão tinha objetivos muito específicos, como; disciplinar, militarizar e moldar a cultura da Força Pública com "metodos modernos de guerra", para dar a instituição a capacidade de intimidar militarmente o governo federal.

Para as elites paulistas daquele período, a força armada idealizada  por Tobias de Aguiar, não fora concebida para ser uma polícia, ela deveria se estruturar como um exército, o que foi cumprido com rigor pelo comandante da missão, o Coronel francês Paul Balagny, um oficial de artilharia pesada com ampla experiência em combate na Tunísia, Argélia e Indochina, que estabeleceria uma formação focada no combate de guerra, muito agressiva e intimidadora.

Iniciada em março de 1906, a missão militar francesa trouxe avanços no campo operacional, nos ritos de hierarquia e disciplina,  no preparo físico da tropa e na cultura do oficialato, transformando a Força Pública de São Paulo em um exército regional com alto grau de profissionalismo. Referência para todo o país.