Grandes personagens: O Escravo.


A sociedade escravista que prosperou no Brasil por quase 400 anos, deixou profundas marcas em nosso país e nas nossas instituições, varias delas nas raízes da segurança pública brasileira.
A figura do escravo e as consequências da escravidão, como fugas e quilombos, fez com que a elite dirigente e escravocrata da colônia, promovesse serviços de Quadrilheiros e Capitães do Mato, que além de atuarem operacionalmente na captura de escravos fugitivos e na repressão de revoltas, também atuavam como forças de pronto emprego nos problemas cotidianos, sempre aptos a oprimir os miseráveis e defender os interesses da oligarquia da época. Curiosamente, muitos destes "agentes da lei" eram ex-escravos.
A escravidão foi a grande problemática de segurança pública no Brasil até o final do império, e motivou boa parte das iniciativas de repressão em diversos períodos, infelizmente o racismo e o preconceito ainda resistem de forma velada em nossa sociedade, e a submissão aos mais ricos ainda é sentida em nossas polícias. 

https://www.clubedeautores.com.br/book/210774--UMA_BREVE_HISTORIA_DA_POLICIA_NO_BRASIL#.V1nP4lLj8RJ

Clique na capa do livro e saiba mais